quarta-feira, 6 de abril de 2011

Trem bala freou 9 segundos antes dos tremores

No último grande terremoto, o sistema de detecção precoce de terremotos do Trem bala da Linha Nordeste (Touhoku Shinkansen ) foi acionado e com isso os trens iniciaram a redução da velocidade com freios de emergência, 9 segundo antes do primeiro tremor e 1 minuto e 10 segundos antes do tremor mais agudo. A JR Leste do Japão está promovendo a análise detalhada dos dados porque pelo visto, o sistema surtiu efeito e com isso o Trem bala escapou de descarrilamento.
Na ocasião do terremoto, haviam 27 trens bala da Linha Touhoku transportando passageiros, mas todos pararam sem descarrilar.
Além dos sismógrafos instaladas ao longo da Linha Touhoku, a JR Leste do Japão tem 9 sismógrafos instaladas na costa do Oceano Pacífico, em Miyako na Província de Iwate, na Península de Oshika da Província de Miyagi entre outros, e estão preparados com o [Sistema de detecção precoce de terremotos] que detecta os tremores iniciais para reduzir a velocidade dos trens.
Desta vez, o sismógrafo instalada na península de Oshika a cerca de 50 km de distância da linha do Trem bala captou às 14 horas 47minutos e 3 segundos, a aceleração do sismo de [120 gal] que é padrão para a cessação do funcionamento dos trens. Com isso o sistema cessou automáticamente o fornecimento de energia na fiação aérea e todos os trens que estavam operando começaram simultâneamente a desacelerar com o freio de emergência.
Dentre os que estavam operando, o [Hayate 27] e o [Yamabiko 61] estavam entre as Estações de Furukawa e Estação de Sendai onde foi observada a maior oscilação do sismógrafo instalado ao longo da linha.
Na análise de dados efetuada pela JR Leste do Japão, os tremores iniciais começaram entre 9 a 12 segundos após os mesmos terem começado a desacelerar e depois de 1 minuto e 10 segundos aconteceu o tremor mais agudo. Não se sabe ainda, até quantos quilômetros o trem tinha conseguido reduzir a velocidade, mas a JR Leste do Japão está dando continuidade à análise dos dados, por terem observado que os trens escaparam do descarrilamento porque a desaceleração foi iniciado antes do tremor mais agudo.

Fonte: NHK News do dia 5/Abril.

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