quarta-feira, 6 de abril de 2011

Injeção de nitrogênio na contenção do reator 1 da Usina Nuclear de Fukushima

Injeção de nitrogênio na contenção do reator 1 – Prevenção contra explosão de hidrogênio

 A TEPCO anunciou hoje, dia 6, que vai injetar gás inerte de nitrogênio dentro do envoltório de contenção do reator 1 da Usina Nuclear Daiichi de Fukushima, para tentar evitar a explosão de hidrogênio.
Há uma grande possibilidade de estar vazando dentro do envoltório de contenção, o hidrogênio resultante da reação entre o vapor e zircônio do revestimento do combustível danificado que está dentro do reator 1, já vinha sendo apontado a possibilidade de ocorrer uma explosão de hidrogênio quando este reagir com o oxigênio.
No dia 12/Mar, o reator 1 teve a estrutura externa destruída por uma explosão de hidrogênio e a temperatura dentro do reator onde parte das barras de combustível estão expostos, continua alto. Pelo fato de estarem sendo jorrados 6 ton/hora de água para resfriamento, supõe-se que em decorrência da decomposição da água e etc., há acúmulo de oxigênio e hidrogênio. O aumento de oxigênio vindo de fora para dentro da contenção despressurizada pelo resfriamento do reator, tem causado uma crescente preocupação em relação a explosão de hidrogênio.
São 6000m3 de nitrogênio a serem injetados no envoltório de contenção. Está previsto para serem injetados em alguns dias. A TEPCO tem planos de injetar nitrogênio também, nos reatores 2 e 3.

Fonte: Yomiuri on-line das 11:20 de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário