terça-feira, 12 de abril de 2011

Agência de segurança nuclear decidiu aumentar o nível do desastre para Nível 7

Agência de segurança nuclear decidiu aumentar o nível do desastre para Nível 7 da Escala Internacional de Acidentes Nucleares .

Fonte: Mainichi jp. 09:07 do dia 12/04/2011

・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・

Numa edição precedente que está abaixo, estão os detalhes que estavam sendo avaliados.

No último dia 11, a Agência de Segurança nuclear do gabinete do governo, expressou a opinião de que logo após a incidência do desastre na Usina Nuclear Daiichi de Fukushima, o material radioativo foi disperso por durante várias  horas, dispersando até no máximo 10.000 Tera Becqueréis por hora. Suspeita-se atualmente que o nível tenha caido para 1 Tera Becquerel por hora.
(Becquerel é a força de radioatividade; 1 Tera Bq = 1 Trilhão Bq).

O desastre ocorrido desta vez emitiu quantidade de material radioativo que equivale ao nível 7, em apenas algumas horas, por isso o governo está avaliando o aumento do nível, que no momento é 5. O  desastre nuclear ocorrido no passado, que atingiu o nível 7, é o desastre nuclear de Chernobyl ocorrio em 1986 .

A INES (Escala Internacional de Acidentes Nucleares)  classifica os desastres nucleares do nível 0 a 8. O desastre nuclear de Three Mile Island (EUA,1979) está classificado no nível 5, e o da JCO (1999) no nível 4.

Fonte: Mainichi  01:22 do dia 12/04/2011

・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・
Atenção:   Segundo a NHK, o nível atingiu a 7, mas não sgnifica que a situação seja catastrófica como no caso de Chernobyl, onde houve uma grande dirpersão do material radioativo ao ar livre. Pois no caso de Fukushima, o vaso de pressão do reator ainda está "inteiro" apesar dos edifícios terem sido destruídos pela explosão de hidrogênio que vazou da contenção.
Além disso, desde o dia do desastre, os moradores estão sendo evacuados da região, o que não aconteceu em Chernobyl e acabou agravando a situação.
O nível de gravidade do desastre de Fukushima, apesar de ter sido classificado em 7, a quantidade de dispersão de material radioativo  está em torno de 1% comparados ao nível de dispersão ocorrido em Chernobyl.



・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・・
Onde está a diferença?

Em Chernobyl o reator estava funcionando à baixa potência. Além disso, a estrutura da própria usina eram diferentes. As dimensões do Vaso do Reator eram maiores, por causa da montagem dos blocos de grafite.
O Edifício do Reator funcionava como contenção única, mas não  lacrado. A parte superior do compartimento do Vaso do Reator era uma tampa de concreto. Onde houve uma explosão de vapor, que arrebentou os tubos, os elementos combustíveis e os blocos de grafite.
A explosão foi tão violenta que deslocou a tampa de concreto e destruiu o teto do prédio, que não foi previsto para agüentar tal impacto, deixando o Reator aberto para o meio ambiente.

Já em Fukushima, a estrutura é triplicada, com o Vaso de Pressão (onde estão os combústíveis), a Contenção, que é uma grande "carcaça" ou envoltório de aço forjado, e por último, o envoltório de concreto que é o Edifício do Reator (que foram danificados pela explosão de hidrogênio).

Mais notícias aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário