terça-feira, 5 de abril de 2011

60 mil toneladas de água poluída com alta concentração

No Nikkei on-line de hoje dia 5, estavam em destaque a situação da Usina Nuclear Daiichi de Fukushima. Abaixo, a tradução.

----------------------------------
Usina Nuclear Daiichi de Fulushima, Será introduzido um produto para solidificação do solo a tentativa de inibir o escoamento da água poluída com material radioativo.
Foi divulgado pela Agência de Segurança Industrial e Nuclear, que são 60 mil toneladas de água poluída com alta concentração. 05/Abr/2011 14:54

A Companhia de Eletricidade de Tóquio (Tepco) iniciou o trabalho de introdução de substâncias para solidificar o solo, visando a impermeabilização da água poluída com material radioativo de alta concentração, que está escoando da Usina Nuclear Daiichi de Fukushima. Supõe-se que a água poluída esteja vazando por entre as pedras da camada abaixo do fosso (túnel vertical) onde estão armazenados os cabos elétricos, e a substância tem a finalidade de preencher as frestas para impermeabilizar. Enquanto isso, no lado do mar, está sendo preparado um envoltório em forma de cortina (cerca). Estão acelerando as contramedidas para a água poluída, sem poder parar o abastecimento da água para o resfriamento do reator.

O escoamento da água contaminada que foi encontrado no dia 2 não parou ainda, mesmo depois de terem sido introduzidos o concreto e posteriormente, polímeros superabsorventes.

Na conferência de imprensa realizada na manhã de hoje, 5/Abril, a Agência de Segurança Industrial e Nuclear do Ministério da Economia, Comércio e Indústria divulgou pela 1ª vez, que a quantidade de água poluída com alto teor de radioatividade que está acumulado no fosso e dentro da construção onde estão as turbinas das usinas 1 a 3, está estimado em 60 mil toneladas. Só cabem 30 mil toneladas nas instalações de tratamento de resíduos. Quanto ao restante, está em vista o uso do mega-float (Grande estrutura flutuante) ainda neste mês, e também o uso de novos tanques.
A Tepco iniciou a introdução das substâncias durante a manhã do dia 5, com previsão de término ainda hoje. Vão ser construídos também no mar, cercados denominado [silt fence] (veja mais detalhes na Wikipédia ) e instalação de chapas de ferro. Já foi iniciado o trabalho de aquisição das peças necessárias para a construção do cercado.

Por outro lado, por ter dado prioridade ao armazenamento da água poluída de alta concentração, estão sendo despejadas ao mar, uma grande quantidade de [água poluída com baixa concentração de material radioativo] que estavam armazenadas nas instalações de tratamento de resíduos. O despejo está previsto a ser concluído em 2 dias, e no dia 5 será despejado durante o dia todo. A drenagem da água do fosso, que está nas proximidades das usinas 5 e 6, vai levar cerca de 5 dias.
A Tepco vai aumentar os pontos de observação para medir a concentração de materias radioativos, que atualmente estão instalados em 4 locais, e 3 pontos a 15 Km da costa, sendo previsto a instalação de mais 3 pontos como a 15 Km da costa da cidade de Minami Souma que fica ao norte da Usina Daiichi.

Além disso, na tarde do dia 5, foi introduzido uma máquina de bombeamento de betão com câmera, para jogar água no tanque de combustível nuclear irradiado da Usina 4. A câmera instalada na ponta do braço é para conferir a posição do tanque para onde será derramado 150 toneladas de água doce.

------------------------

Já na atualização das 21:53, estão o seguinte.

Para evitar o escoamento, a Tepco preparou 12 mil litros da substância, das quais a partir das 15 hs de hoje, foram introduzidas 1500 litros. Diz a Tepco, que ao conferir visualmente o fluxo de água poluida [enfraqueceu ligeiramente]. Quanto à cerca [silt-fence] estão previstas a instalação nas proximidades das tomadas de água das usinas 2 e 4, com plano de serem concluídas em 9 a 10 dias.
Da água do mar coletada nas proximidades da tomada de água da usina 2 no dia 4, a Tepco detectou 200 mil Becquereis em 1 centímetro cúbico (200.000 Bq/cm3), do Iodo 131 , ou seja, com concentração 5 milhões de vezes acima do limiar de concentração determinado por Lei. No dia 2 foram 300mil Bq sendo 7,5milhões de vezes, no dia 3 foram 79 mil Bq com 2 milhões de vezes acima do limiar, não sendo notado tendências para redução.

Por outro lado, o despejo de água poluída com baixa concentração de material radioativo continua, sendo previsto o despejo até a tarde do dia 6. O trabalho de drenagem da água subterrânea das proximidades da usina 5 e 6 que estão arrefecidos, durará cerca de 5 dias até concluir.



Já não sei nem mais o que comentar a respeito dessa situação horrível de muitas preocupações a que estamos sendo sujeitos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário