sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como garantir água para emergência

Como garantir água para emergência (Sadao Kojima: Especialista em água)

[Garantir água para emergência, foi o prendizado do grande terremoto de Hanshin (região de Kobe)] é um dos tópicos do livro [Água da torneira] do agrônomo Sadao Kojima (EditoraAozora).

Neste tópico, o autor dá a dica sobre a conservação da água, que no no inverno, poderá ser conservada por 3 meses.

Para uma pessoa viver precisa, no mínimo, de 2 litrosde água por dia. Se for incluir a água para lavar o rosto e etc., precisaria de pelo menos 3 litros.

Garanta água para sobreviver por 1 semana. São 20 litros por pessoa. Se for uma família de 4 pessoas, é só multiplicar por 4.
Passando-se 1 semana, provavelmente será possível receber o abastecimento de água de emergência pelos caminhões-tanque de água.

【Como fazer água potável de emergência, usando água da torneira】

Material
- um tanque ou depóstio plástico novo para água potável
(de 10 ou 20 litros, as mulheres e crianças poderão carregar fácilmente os
depósitos de 10 litros)
- alvejante em pó (ou hipoclorito de sódio)
- Saco plástico preto de tamanho grande.

Modo de preparar
1. Coloque 2 ou 3 litros de água da torneira no tanque, tampe, lave bem sacudindo o tanque e jogue a água fora.
2. Se for um tanque de 20 litros, coloque 1 colher grande cheia de alvejante em pó. Se for de 10 litros, meia-colher. Despeje água forte e encha até o máximo, quase ao ponto de derramar.
3. Feche a tampa firmemente, socodir o tanque para misturar bem o alvejante em pó e mantenha o tanque em lugar escuro por 1 semana. Desta forma o conteúdo será desinfetado.
4. Coloque o tanque dentro do saco plástico preto (ou embrulhe o tanque) para bloquear luz, e manteha o tanque em lugares onde não se exponha à luz solar e que não há muita variação de temperatura, ou seja, mantenha em lugar escuro e fresco.
5. Devem ser efetuados a reposição ou a troca da água em 1 mês no verão, e em 3 meses no inverno.

Quando for trocar a água, lave da mesma forma do item 1 e não esqueça de encher até o máximo.
O "point" importante é encher até derramar para não sobrar ar dentro do tanque.

Aproveite a água velha para tomar banho ou regar o seu jardim.

O Sr. Kojima fez experiências para calcular o período de conservação (ou período para trocar a água): no verão pode ser conservada por 1 mês e no inverno até 3 meses.

As companhias de água dizem que [duram somente 3 dias], porque eles tomam como padrão, as mesma condições da água de torneira que contém cloro residual acima de 0,1mg/l.

Como a água potável é conservada em condições hermeticamente fechado em recipiente lavado e esterilizado, não há risco de entrar agentes patogénicos e nem tampouco tem a possibilidade de ser contaminada com material tóxico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário