quarta-feira, 16 de março de 2011

Perguntas e Respostas sobre a exposição à radioatividade

Terremoto no leste do Japão: Medir com o [Contador Geiger] - Perguntas e Respostas sobre a exposição à radioatividade.

Tradução de uma reportagem da Mainichi-shinbun

A exposição à radiação (contaminação) através de material radioativo é o mais preocupante num desastre nuclear. As chaves para a proteção contra as radiações são as seguintes:
(1) Se distanciar da radiação;
(2) Diminuir ao máximo o contato com a radiação;
(3) Permanecer em ambiente que bloqueie a radiação

E também, se tiver contato com o material radioativo, é importante retirar imediatamente. Saiba como minimizar a exposição à radioatividade. (Takeshi Nemoto, Masako Shimogiri)

Q. Como saber com certeza se houve exposição à radiação?
R. Nos municípios e em hospitais grandes, tem aparelhos de medição de no nome “Contador Geiger” (pronuncia-se Gaigaa Kauntaa em jap.), com a qual pode ser checado se houve exposição ao material radioativo.

Q. Na região onde moro foi dado as instruções para evacuação ao ambiente coberto. O que fazer?
R. Feche bem as janelas, não use condicionadores e circuladores de ar, e circular o ar o mínimo possível. Se tiver que sair para fora, porteger a boca e o nariz com máscara ou toalha molhada, que minimizará a “contaminação interna” pelo material raioativo. Quando voltar para dentro do ambiente, tire a roupa, coloque dentro de saco plástico e vede a boca do saco, tome banho imediatamente.
Se com toda essa precaução, for detectado radiação do corpo, há possibilidade de contaminação interna, procure consultar um médico.

Q. Foi dado a ordem de evacuação. Como evacuar?
R. Evite evacuar à pé ou de bicicleta, use carro ou ônibus. Não vestir roupa que exponha a pele. Os cuidados a serem tomadas é igual àquele quando tiver que sair de casa.

Q. A roupa contaminada poderá ser usada depois de lavada?
R. Depende muito do nível de contaminação, mas uma lavagem normal poderá retirar o material radioativo e assim poderá usa-los novamente. Quem tiver dúvidas sobre a contaminação, lave separado de outras roupas. Se for difícil lavar a roupa por causa do corte do fornecimento de água, passar um lenço úmido na superfície ajudará a remover um pouco. Se tiver necessidade de estender roupa, estenda dentro de casa.

Q. O que fazer quando chover?
R. Há possibilidade de conter material radioativo na chuva. Evite se molhar e o melhor é permancer dentro de algum ambiente. Quando tiver que sair, use capas de chuva, e tome cuidados para não molhar a pele e o cabelo.

Q. Vi na internet, que é bom beber líquidos de gargarejo ou esterilizantes que contém iodo, isso é verdade??
R. O iodo radioativo expelidos num acidente grave, ao entrar no corpo humano, tem a natureza de se acumular no tireóide, que poderá causar cáncer no tireóide. Numa emergência, há casos de se tomar agentes de iodo concentrado como medida preventiva.

NÃO BEBA! NÃO TOME!! líquidos para gargarejo ou esterilizande contendo iodo!

Estes produtos vendidos normalmente nas farmácias, não teme efeito por conter muito pouco iodo, além de conter outros produtos químicos possívelmente nocivos ao corpo humano.
Nas algas marinhas também contém iodo, mas é pouquíssimo para se evitar a contaminação radioativa, não sendo obtido efeito nenhum.

--------

Por favor, faça vista grossa se houver erros de dactilografia... estou traduzindo o mais rápido possível e não tou dando conta de checar direitinho...

Boa sorte a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário