sexta-feira, 18 de março de 2011

O animé da Usina com “dor de barriga”

Pode ser que alguns achem inconveniente para este momento grave na qual nos encontramos atualmente, mas gostaria de repassar o conteúdo da postagem de um dos muitos blogueiros que têm comentado a respeito de uma animé explicativo muito engraçado e fácil de se entender sobre da situação atual do acidente da Usina Nuclear Daiichi de Fukushima.

O blogueiro Nobuo Ikeda tem postado no seu blog o seruinte.

No animé (autor: Hatiya Kazuhiko), o autor faz uma expressão figurativa do acidente da Usina Nuclear Daiichi de Fukushima, onde a usina com a barriga cheia de “cocô” (resíduos nucleares) está soltando “peidos” (vapores). Se o “cocô” em si vazar, ocorrerá uma contaminação gravíssima, mas se for somente “peidos”, não é tão grave. Fede um pouco, mas em alguns dias o fedor passará.

No caso de Chernobyl aconteceu um grande desantre porque foi espalhado “cocô” numa vasta extensão onde muitas pessoas foram contaminadas, enquanto que no Three Mile Island, foram somente “peidos”. No caso de Fukushima também, mesmo na pior das hipóteses, a possibilidade do “cocô” ser espalhado pode ser desconsiderado. Por isso, pode ser que a entrada às áreas ao arredores da Usina onde restam o fedor sejam proibidas, mas o risco dos danos chegarem longe é muito pequeno.
Este animé figura com exatidão uma distinção importante. Porque como a operação da Usina Daiichi de Fukushima já estão parados, é impossível ocorrer acidentes como aconteceu em Chernobyl, onde o combustível nuclear desenfreado destruiu o reator nuclear espalhando cocô para um raio de centenas de quilômetros. Na pior das hipóteses, o combustível nuclear poderá atingir ao ponto crítico novamente, aumentando assim a temperatura e causar incêndio que possívelmente espalhará bastante “peidos”, o que é muito diferente de um acidente que espalha um montão de “cocô”.

Por tudo isso, as pessoas da província de Fukushima onde o cheiro dos “peidos” chegam diretamente precisam se manter em alerta, mas como não de trata do despejo direto de cocô, não há necessidade de ter tanto medo. Além do mais, na área metropolitana de Tóquio que fica a mais de 100 quilômetros, pode ser que aparelhos medidores de muita precisão venham detectar algumas moléculas do “peido” , mas é desconsiderável a possibilidade de exercer influências sobre o corpo humano. Os efeitos da radiação sobre a saúde é carcinogênico, mas o risco de câncer do pulmão ao fumar de 1 a 9 cigarros por dia, é de 3,4 sievert.

Vejam o animé...



Depois eu postarei o conteúdo do que está sendo comentado na telinha.

PS: Inseri legenda na telinha..., peço desculpas à aqueles que se sentirem incomodados com os termos usados, mas estão traduzidos fielmente com a versão original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário