sexta-feira, 18 de março de 2011

Fukushima - Opinião dos radiologistas No. 4

Estas informações estão sendo postados na twitter por uma equipe de radioterapeutas e médicos do Sector de Radioterapia do Departamento de Radiologia do Hospital da Universidade de Tóquio

Abaixo, as postagens entre 16:03 às 16:26hs de hoje 17/03/2011

--------------

今回の原発事故により福島県内などで放射性ヨード、セシウムが微量ながら検出 されております。これはウランの核分裂により作られたもので、風や雨により到達したものと思い ます。ただし、非常に微量なため、現時点では健康被害は全くありません。   
Estão sendo detectados na Cidade de Fukushima, pequenas quantidades de Iodo e Césio radioativo, decorrentes do acidente da usina nuclear. Estes foram produzidos na fissão do urânio, e provávelmente chegaram lá carregados pelo vento e chuva. Mas no momento não há nenhum perigo para a saúde, por ser uma quantidade muito pequena.


甲状腺とはヨードを取り込み、それを材料にして甲状腺ホルモン(体のアクセル となるホルモン)を作る臓器です。放射性ヨードは、甲状腺がんや甲状腺機能亢進症(バセドウ病)の治療に使われます。
A glândula tiróide é um órgão que absorve o iodo que é usado para produzir hormonas tiroidianas (hormonas que funcionam como estimulante do corpo). O Iodo radioativo é usado nos tratamentos de Câncer da tiróide e em Hipertiroidismo (Doença de Basedow-Graves ou Doença de Graves).


ただし、これら医療用に使われる放射性ヨードの量は 現在、各地で空気や飲料水1リットル当りから検出されている量と比べて桁違いに高い(1000億〜10兆倍程度)量です。
Mas a quantidade usada para estes tratamentos médicos, são em ordens de grandeza muito maiores (cerca de 100 bilhões a 10 trilhões de vezes) do que estão sendo detectados atualmente em diversas regiões, no ar ou em 1 litro de água.


バセドウ病は、甲状腺ホルモンが過剰に産生される病気で内科的治療でコントロ ールできない場合、正常の甲状腺細胞に放射線ヨードを取り込ませることで甲状腺細胞にダメージを 与え、過剰になった甲状腺機能を抑えます。放射性ヨードは、「クスリ」にもなると言うことです。
A Doença de Graves ou Doença de Basedow-Graves, é uma doença que produz hormonas tiroidianas em excesso, e quando não é possível controlar a doença com terapia médica, se faz a incorporação da radiação do iodo em células tiroidianas normais para danificar as células tiroidianas e com isso reprimir a superfunção da glândula tiróide. Ou seja, o iodo radioativo pode se tornar também “remédio”.


また、多くの甲状腺がんにも、甲状腺細胞ほどではありませんが、ヨードを取り 込む性質が残されており、バセドウ病と同様に、放射線ヨードを口から飲むことで、 がんの治療が行われます。
E também, em muitos cânceres da tiróide, porém não tanto quanto nas células da tiróide, permancem preservados as propriedades de captação de iodo, e são efetuados tratamentos do câncer bebendo iodo radioativo assim como na Doença de Basedow-Graves.


この場合、正常の甲状腺が残っていると、放射性ヨードが、正常の甲状腺細胞に ばかり集まってしまいますので、甲状腺を全部摘出することが必要です。
Neste caso, se ainda restarem tiróides normais, o iodo radioativo tende a se acumular somente nas células tiroidianas normais, sendo necessário retirar toda a glândula tiróide.


現在、原発事故による放射性ヨードの心配をする必要はありません。 医薬品であるヨウ化カリウム製剤も、現時点では服用する必要はありません。 ましてや、消毒薬のイソジン(ヨードを含む)を飲むなど、絶対にやめて下さい 。むしろ、アレルギー、甲状腺機能異常などの副作用の方がずっと心配です。
Atualmente não há necessidade de se preocuparem com iodo radioativo decorrente do acidente da Usina Nuclear.
E no momento, também não há necessidade de tomar remédios como o iodeto de potássio. Muito menos ainda, tomar isodine desinfetante (contém iodo).
Por favor! NÃO TOME qualquer líquido deste gênero!!!
É muito mais preocupante os efeitos colaterais como alergia e causar anormalidade nas funções da glândula tiróide.

-----------------------------

Vamos manter a calma para podermos captar as informações mais confiáveis.
Por favor,´com certez é bom se precaver ou se prevenir, mas não sejam levados por boatos que estão correndo, capazes de causar pânico que não leva a nada...

Que Deus proteja todas as pessoas que estão lutando lá na usina, para resolver estes problemas por todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário