quinta-feira, 17 de março de 2011

Canhões de água da tropa de choque na Usina de Fukushima.

Reportagem das 6:52hs do dia 17/03/2011 do Yomiuri Shinbun

Introdução do veículo da Polícia Metropolitana com canhões de água de alta pressão para tentar evitar o esgotamento da água de arrefecimento (refrigeração).

Dentre as 6 unidades de reatores nucleares da Usina Nuclear Daiichi de Fukushima da Companhia Elétrica de Tóquio (TODEN), que foram assolados pelo grande terremoto e Tsunami, no dia 16 ocorreu uma sucessão de incêndios e dispersão de fumaças branca nas proximidades do tanque de armazenamento temporário das barras de combustível irradiado dos reatores 3 e 4.

Também continua sendo grave a situação dos reatores No. 1 e 2, onde o sistema de resfriamento do núcleo do reator não foi recuperado e continua vazando radiação alta. O Governo decidiu despejar água usando o helicóptero da Força de Autodefesa, para tentar evitar o esgotamento da água de refrigeração do tanque de armazenamento do combustível causados pela ebulição da água do tanque, porém a tentativa foi suspensa no dia, pelo fato do teor de radiação no ar acima do reator estar muito forte. No mesmo dia, a Agência de Polícia Nacional ordenou a Polícia Metropolitana a mobilizar o veículo da tropa de choque com canhão de água de alta pressão, para tentar injetar água por via terrestre.

Dentro da contenção de concreto (a construção de concreto) que rodeia o reator, há um tanque de armazenamento temporário de combustíveis irradiados na parte externa do recipiente de confinamento. O objetivo de jogar água usando o helicóptero da Força de Autodefesa é para colocar água no tanque do reator No.3 que provávelmente estava fervendo com o calor do combustível, pelo facto da circulação de água de resfriamento dos mesmos estarem parados por causa do terremoto.

A idéia é evitar que os combustíveis fiquem expostas pelo esgotamento da água do tanque. O abastecimento de água pelo veículo com canhão de água de alta pressão está prevista para ser iniciado na parte da manhã, no tanque do reator No. 4, que tem a parede de contenção destruído pelo incêndio ocorrido na manhã do dia 15, nas proximidades do tanque.

No dia 16, após o incêndio e dos jatos de fumaça branca ocorridos nos Nos.3 e 4, a quandidade de radiação dos arredores da entrada principal da Usina Nuclear que fica a 1,1Km dos reatores No. 3 e 4, ultrapassou temporáriamente de 10 mSv/h.
Quanto ao motivo deste aumento, a Agência de Segurança Nuclear do METI avaliou os seguintes:
(1) Danificação do recipiente de confinamento do reator No.3;
(2) Incidência de mais problemas em uma parte do recipiente de contenção do reator No.2 que está danificado;
(3) Ebulição do tanque de armazenamento de combustíveis irradiados.

De acordo com a Agência de Segurança Nuclear, foi detectado um teor alto de radiação de 10 mSv/h na entrada da Usina ao meio-dia, que posteriormente foi diminuindo e às 4:20hs da tarde, havia baixado até 1,4 mSv. O subsecretário do Gabinete do METI, Hidehiko Nishiyama comentou que “Se fosse um dos supostos problemas citados, o teor detectado que havia aumentado, continuaria elevado” e que no momento a causa ainda não havia sido esclarecido.

Como medida imediata, dos 6 reatores da usina, a Agência de Segurança Nuclear está com o plano de continuar tomando medidas dando prioridade máxima aos reatores Nos. 3 e 4 que estão com problemas de aquecimento nos tanques de armazenamento provisório do combustíveis irradiados.

------------
Atualmete, às 11:00hs do dia 17, os helicópteros da Força de Autodefesa já jorraram água 4 vezes, sobre o reator No.3 que está com o problema de aquecimento do tanque de armazenamento dos combustíveis irradiados. Os trabalhos de jorrar água pelo helicóptero está em pauza no momento, e agora a tropa de choque da Polícia Metropolitana vestidos com as proteções adequadas emprestadas da Força de Autodefesa, estão se dirigindo ao veículo com o canhão de água, que já está estacionado nas proximidades do reator No.3.



Deus queira que resolvam logo estes problemas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário