quarta-feira, 16 de março de 2011

Notícias sobre a Usina e pronucniamento da TODEN

A reportagem do jornal on-line da NIKKEI

Cia Elétricade Tóquio (TOUDEN)– A fumaça branca da Usina Fukushima Daiichi “São Vapores da Usina No.3?” - [Está saindo do tanque de conservação de combustíveis irradiados]

A Companhia Elétrica de Tóquio fez o pronunciamento às 10 da manhã do dia 16, onde foi explicado que “os detalhes ainda estão sendo averiguados, mas pressupõe-se que esteja vazando vapor da Usina No.3” e também, “Há possibilidade de estar saindo do tanque de combustível irradiado” , havendo possibilidade de vazar matarial radioativo.

No tanque de combustível irradiado, estão conservados submersos, os combustíveis retirados do reator onde há necessidade de efetuar o resfriamento contínuo da temperatura do tanque, no entanto, se o sistema de resfriamento parar e com isso aumentar a temperatura dentro do tanque, ocorre a evaporação da água. E esta fumaça branca que está saindo no momento tem a possibilidade se ser este vapor.
Com a evaporação da água e redução do nível de água do tanque, o combustível ficará exposto e ocorrer a danificação parcial e como isso poderá sair material raioativo. Na Usina No. 3 onde houve explosão do vapor após o terremoto, a parte superior da construção está danificada, tendo risco de vazamento de material radioativo.

Os combustíveis que estão na submersos no tanque da Usina No.3, são 514 unidades de unidades agredados de varetas de combustível. Até recentemente, estavam mantidos os combustíveis usados até o dia 18 de outubro de 2010, e há combustíveis sendo resfriados por pelo menos durante 9 meses, até o dia do terremoto.

-----------------

No último pronunciamento do comitê de Conservação e Segurança de Usina Nuclear na parte da manhã do dia 16 :
Às 10:40 da manhã os funcionários foram evacuados devido à detecção de 6,4mSv/h de radiação na entrada da Usina, que posteriormente diminuiu para 2,9mSv/h e às 11hs foram detectados 3,391mSv/h.
Quanto à correlação entre a fumaça branca da usina No.2 e este nível de radiação não foi esclarecido ainda. Supõe-se que a radiação esteja vazando com o vapor que sai da parte danificada do tanque supressor da usina no.2.


Referência sobre Reator Nuclear

Nenhum comentário:

Postar um comentário