quarta-feira, 30 de março de 2011

[Manual de conduta quando você se deparar com terremoto]

Complementando a postagem anterior MANUAL DE EMERGÊNCIA NO TERREMOTO, aqui vão mais informações sobre a conduta ao se deparar com terremoto.

*****************

Primeiramente, fiquem cientes de que pela estatística dos terremotos ocorridos até hoje, os tremores não duram mais que 1 minuto. Porém,  no caso do  mega terremoto do dia 11 de março, ocorreram 3 terremos sucessivos - com epicentros na costa de Sanriku com M 9.0, na costa de Fukushima e por último na costa de Ibaraki - e o tremor durou muito mais. Mantenha sobretudo, a calma.

- Durante o tremor, se for possível, abra a porta ou janela para assegurar a saída. Pois as portas e janelas poderão se travar em decorrência de distorções causados pelo terremoto.

- O lugar relativamente seguro dentro de casa, é no sanitário.

- quando os tremores cessarem, dê prioridade em apagar o fogo e desligar o gás antes mesmo de salvar alguém. Pois o fogo poderá se propagar enquanto estiver salvando alguém, causando incêndio em dimensões maiores.

- Em casa, mantenha nas proximidades da cama, um calçado de solado forte. Pois muitas vezes no terremoto, não há tempo para correr até a entrada da casa, e talvez tenha que evacuar pela janela. E lá fora poderá ter muitos cacos de telhas e vidros.

- Se a casa se salvar, armazene água enquanto puder. Pois poderá faltar água.

- Quando for deixar a casa, se possível, deixe o disjuntor desligado. Pois quando a energia voltar, poderá soltar faísca e causar incêndio caso tenha vazamento de gás.

- Deixe combinado com os familiares onde se encontrar após o terremoto, é recomendável deixar um ou mais locais marcados para o encontro. Pois nem sempre a família estará junto quando ocorrer o terremoto, e os telefones ficam incomunicáveis por um bom tempo.

- Não use carro para evacuar durante a catástrofe! Estacione o carro em lugar seguro e deixe a rua desempedido. Se sair dirigindo, além de correr o risco de causar acidentes secundários por estar aflito no volante, poderá causar engarrafamento nas ruas, atrapalhando o trabalho de salvamento dos bombeiros e o trânsito de ambulâncias.




- Se estiver em área urbana ou seja, na rua, ao deparar com o terremoto tome os seguintes cuidados:
1- Cuidado com os objetos que caem dos prédios. Podem cair cacos de vidros, placas
comerciais, telhas e etc.. proteja a cabeça com bolsa ou qualquer outro objeto.
2- Cuidado com fios elétricos comuns e de alta tensão, que pódem cair ou podem estar
caídos no chão.
3- Cuidado com os muros, postes, máquinas de bebidas que poderão cair fácilmente.
4- Fique atento porque poderá vir carro descontrolado pelo tremor.
5- Saia das proximidades de rachaduras e afundamento do solo.
6- Saia da beira de rios e mar. Se o grau do terremoto for acima do 4 na escala
Richter e você estiver nas proximidades do mar, pode ter a certeza de que virá o
maremoto. Fuja imediatamente para lugares mais elevados.

- Se você estiver dentro do elevador, os elevadores mais modernos tem o sistema de parada de emergência que pára o elevador no andar mais próximo. Se estiver num elevador mais antigo, aperte todos os botões e desça onde parar, para descer o restante pelas escadas.

- Se por um acaso ficar trancado dentro do elevador, fique ciente de que poderá demorar a vir o salvamento, por isso, evite consumir a sua energia a toa gritando em demasia. Continue insistindo na chamada de emergência, apertando o botão de emergência e continue chamando pelo telefone de emergência.

- Se estiver na escola ou no escritório, entre debaixo de mesa ou proteja a sua cabeça com bolsa ou outros objetos. Siga as instruções dos professores ou das regras de evacuação.

- Se você estiver num prédio comercial, não corra para a saída! Não se deixe envolver no fluxo de pessoas. As pessoas em pânico poderá causar desastres secundários durante o empurra-empurra caindo um sobre o outro como se derruba dominó.

- Se estiver num shopping-center, saia de perto das vidraças de exposição das lojas e tente ir para perto de paredes firmes. Depois, siga as instruções dos funcionários.

- Se estiver na área comercial subterrânea, cuidado para não se envolver no alvoroço do pânico por estar no subsolo. Estas áreas são projetadas com maior segurança contra tremores, e muitas vezes o tremor é bem menor que na superfície.

- Se você estiver no metrô, não entre em pânico, pois dentre os transportes públicos existentes, o metrô é um dos mais seguros. O tremor é a metade do que se sente na superfície da terra e além disso o sistema de segurança contra incêndio é organizada. Não corra para fora, poderá causar desastre secundário como machucar as pessoas no empurra-empurra causando quedas como se derrubam dominó.

- Se estiver no trem no momento do tremor, segure-se para não cair. E mesmo que o trem páre, não saia imediatamente para fora do trem, pois poderá ter alguns outros trens funcionando, correndo o risco de ser atropelado. Além disso, por sair do trem, poderá causar a parada total do sistema de transporte ferroviário, que neste caso, o funcionamento será reiniciado somente depois de conferir se não há ninguém nos trilhos – trabalho este, que requer muitas horas.


***************

Na ocasião do Tsunami que atingiu muitas áreas a beira-mar do nordeste do Japão em 11/03, muitos não tiveram nem 10 minutos para fugir para um lugar mais alto. Além das pessoas que perderam a vida sem chances de fuga por terem ficado presas debaixo de casas que desabaram, muitas vidas se perderam por que as pessoas voltaram para dentro de suas casas à busca de objetos pessoais ou de roupas e alimentos para se refugiar... e nesse meio tempo, o Tsunami avançou arrastando bairros e cidades inteiras.
Por isso, por favor, quem estiver próximo ao mar, ao se depararem com tremores fortes, não hesitem em fugir imediatamente para o alto. O importante é sobreviver!


Deus queira proteger a todos e que esses tremores secundários cessem o mais breve possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário