sexta-feira, 20 de maio de 2011

Japão – Trem-bala reduziu a velocidade e parou a salvo graças à detecção precoce em Miyagi

Condições de funcionamento do Touhoku-Shinkansen (trem-bala da Linha Nordeste) no momento em que ocorreu o grande terremoto na costa leste do Japão.


Clique na figura para ampliar.


Segundo as análises efetuadas pela JR Leste do Japão, o sistema de detecção precoce de terremotos do Touhoku Shinkansen (Trem-bala Linha Nordeste) instalados na costa do Oceano Pacífico emitiu alerta de emergência de 12 a 73 segundos antes de fortes tremores alcançarem  ao longo da ferrovia.
Haviam 5 trens operando na área mais atingida, numa velocidade a cerca de 270 km/h, porém o fornecimento de energia foram suspensos e os freios de emergência acinados antes de ocorrer os tremores com intensidade acima de 5 graus.
A redução de velocidade estimada foi de 30 a 170 km, todos os trens pararam com segurança.
Segundo a JR Leste do Japão, o sismógrafo instalado em Kinkasan (Cidade de Ishinomaki/Miyagi) captou o movimento sísmico principal (ondas S) acima de 120 Gal às 14:47:03, e emitiu  as informações como o epicentro e o tamanho do terremoto para os sismógrafos de cada subestação ao longo da ferrovia. Na ocasião haviam 18 trens operando entre Tóquio – Aomori e  entre Shinshirakawa (Fukushima) – Ninohe (Iwate) onde foram severamente atingidos, haviam 10 trens operando e 5 estavam com velocidade acerca de 270 km/h.
Entre o momento da suspensão de fornecimento de energia e o acionamento dos freios de emergência há um intervalo de 3 segundos, mas o [Yamabiko No 61] que foi atingido por terremoto fortíssimo quando estava operando a 265 Km/h, nas proximidades de Sendai, iniciou a redução de velocidade para a parada de emergência 9 segundos antes de ser atingido pelo tremor mais agudo, tendo reduzido 30 km da velocidade ate ser atingido.
Além deste, o [Yamabiko No 63] que estava operando a 270 k, nas proximidades de Koriyama em Fukushima, o freio de emergência foi acionado 70 segundos antes, reduzindo cerca de 170 km. Já o [Hayate No 26] que estava nas proximidades de Nihonmatsu em Fukushima, onde a aceleração do sismo chegou a 690 Gal, reduziu de 270 km para cerca de150 km/h.
A aceleração máxima do sismo foi observado entre o Planalto de Kurikoma (Miyagi) e Ichinoseki (Iwate) onde o sismógrafo de Shin-Arikabe registrou 1.278,7 Gal  que depois disso a agulha extrapolou ficando impossibilitado de efetuar a medição.
A JR Leste do Japão solicitou avaliação mais detalhada aos especialistas, por terem chegado à conlusão nas suas análises, de que o mecanismo de geração e a magnitude do terremoto foi muito além do esperado, tendo grandes possibilidades do sismógrafo não ter conseguido captar as ondas P (tremores iniciais) que são emitidas logo no inicio, por terem sido fraquíssimas. A detecção das ondas S, antes de serem atingidos por fortes tremores intermitentes é que levou ao sucesso da parada de emergência.
 
 Veja também o artigo anterior Trem-bala freou 9 segundos antes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário