segunda-feira, 16 de maio de 2011

Usina Nuclear de Fukushima - Possibilidade de "meltdown" nos reatores 2 e 3.

Já era de se esperar e alguns especialistas tinham citado sobre esta hipótese desde o início, mas finalmente o governo admitiu esta possibilidade. 
O argumento do governo é que além da dificuldade de aquisição de dados devido ao fato de estarem impedidos de entrar no local do acidente, pelo altíssimo risco lá existente,  estavam analisando os dados antes de poder divulgar o fato... o argumeto é admissível porque realmente quem está lá no batente, está correndo sérios riscos na saúde pela contaminação.
O que não é admissível é o limiar estabelecido para a dose de radiação por ano, para as crianças que estão próximas de lá.  20mSV/ano. Há muitos especialistas daqui alarmados e indignados com estes números, gostaria de saber a opinião de especialistas do Brasil ou de outros países a respeito.
Bom, deixando este assunto para depois, eis abaixo, o que foi revelado hoje...
----------------
O Assessor do Primeiro-Ministro, Goushi Hosono, disse na coletiva para imprensa de hoje que irão pensar na hipótese de que pode ter ocorrigo derretimento do núcleo nos reatores 2 e 3.
Como fundamento, revelou  que o reator No.2 ficou sem injeção de água por 6 horas e 29 minutos e o reator No. 3 chegou a ficar 6 hoas e 43 minutos  sem injeção de água. Comparando-se ao reator No. 1 que ficou 14 horas e 9 minutos sem injeção de água e teve o núcleo totalmente derretido, não se pode dizer que [o tempo foi mais curto].
Já em relação ao reator No.1, pode-se dizer que o resfriamento (do núcleo) está de certa forma mantida, mas o que preocupa é se o combustível derretido está mantida dentro do vaso de pressão. Supõe-se que a maior parte esteja dentro do vaso de pressão, mas presume-se que caiu um pouco do combustível derretido na contenção. O Assessor comentou que será necessário tomar várias medidas considerando este fato.

Fonte: YOMIURI ONLINE  16/05/2011  21:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário