sábado, 16 de julho de 2011

Miyagi - Carne bovina contaminadas com radioatividade

Em Miyagi, foram detectados Césio radioativo nas palhas de arroz, em 3 locais das cidades de Tome e Kurihara.  Diante este fato, a província iniciou o inquérito em todas os 900 produtores de carne da província.
A província tinha iniciado a medição de radioatividade nos pastos em maio e já estava sendo efetuado a restrição voluntária de alimentação dos bovinos com o pasto da região. A alimentação estavam sendo liberadas conforme a confirmação da segurança através da medições.
A alimentação como os pastos da região ainda continuam restritos nas cidades de Marumori e em partes da cidade de Kurihara.
Estas medidas de restrições de alimentação como o pasto, incluía as palhas de arroz.
O governo vinha explicando às cooperativas agrícolas para não alimentarem os gados colhidos após o desastre da usina nuclear Dai-ichi de Fukushima. Porém nas cidades de Tome, Ishinomaki, Sendai e sul de Kurihara, os valores medidos eram baixas e o pasto não tinha sido restringido, sendo natural que os produtores tenham alimentado os seus gados com as palhas de arroz.
O fato de terem encontrado Césio radioativo em Kurihara que fica a mais de 120 km da usina Dai-ichi de Fukushima, causou um grande choque à província.

A alguns dias já vem sendo divulgado este problema de carne contaminada com radioatividade, mas eram carnes produzidas em Minami-Soma na província de Fukushima. Desta vez o impacto foi bem maior por terem sido detectados em carnes produzidos em Miyagi.
Os produtores de carne de Minami-Soma, tiveram as suas carnes contaminadas por terem alimentado os gados com as palhas de arroz que estavam depositados ao ar livre. Segundo os comentários de alguns produtores, não tiveram opções em alimentar os gados com estas palhas que estavam ao ar livre porque numa determinda época, nenhuma transportadora queria levar quaisquer produto para a região, inclusive a ajuda pós-terremoto demorou a chegar em Minami-Soma por este mesmo motivo. Os produtores alimentaram seus gados com as palhas, para que os bois não morressem de fome...
Não passe de mais uma tragédia irreparável causado pelo desastre nuclear...
Se os pastos e as palhas estão contaminadas, lógicamente os demais produtos agrícolas também devem estar contaminadas, não querendo alarmar, mas é necessário ficar atento às medidas tomadas pelo governo em relação aos produtos agrícolas destas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário