sábado, 2 de julho de 2011

Fukushima - Detectado Césio radioativo na urina de crianças.

Foram detectados césio radioativo na urina analisada de 10 crianças da cidade de Fukushima.
Há grandes possibilidades das crianças terem sido expostos à radiação internamente - O Governo e a Administração da Província devem urgentemente, realizar o exame nas crianças para verificar a exposição interna.


No dia 30, As ONGs "Rede Fukushima para proteger as crianças da radiação", grupo FUKUROU e mais 4 grupos realizaram a coletiva para a imprensa e declararam que foram detectados o Césio 134 e 137, na urina coletada de 10 crianças que foram analisadas.
Este exame foi realizado a fim de obter provas, para exigir ao governo nacional e à administração da província, a realizarem urgentemente, o exame para verificar a exposição interna das crianças e com isso, tomarem medidas necessárias para minimizar os danos causados por radiação nas crianças de Fukushima.
Foram examinados a urina de 10 crianças entre 6 a 16 anos. A análise foi feita por uma ONG francesa de medição de radioatividades - ACRO.


O Presidente da ACRO que esteve presente na coletiva, explicou que em relação ao resultado obtido, não se sabe se a exposição interna foi devido à nuvens radioativas geradas logo após a explosão da usina nuclear de Fukushima, ou se entrou no corpo posteriormente através da inalação ou de ingestão de alimentos etc., devidos à contaminação ambiental.  Fez  a observação de que, se for a primeira hipótese a expoisção é elevada, se for a segunda, a exposição é baixa porém contínua. Explicando também que, considerando-se tudo isso,  há necessidade de efetuar medição periódicamente, através de antropogamametria (contador ou medidor de corpo inteiro) e de exames de urina.
Comentou ainda sobre a necessidade de realizar o levantamento contínuo, pois se a causa da exposição for através da inalação ou ingestão de alimentos, poderão identificar a causa e melhorar a situação e assim, minimizar a exposição.
Diante destes resultados, as ONGs realizaram no último dia 30, a  [Negociação com o governo, para Promover a evacuação e exigir assitência aos moradores de evacuação voluntária].


Comentários a a respeito dos resultados de exame de urina da ACRO
A ACRO fez a análise de urinas das crinças que moram na cidade de Fukushima, que fica a cerca de 60 km da usina nuclear de Fukushima. O resultado é extremamente claro: todas as amostras estavam contaminadas com Césio 134 e 137, numa concentração de 0,4 a 1,3Bq/litro.
Isto significa que todas estas crianças entre 6 a 16 anos estão contaminadas pelo Césio 134 e 137. Provavelmente estiveram contaminadas pelo Iodo 131 também, porém pelo fato o Iodo 131 sofrer redução rápida, já não são detectados atualmente.
É difícil de avaliar a dose de radiação do corpo todo através destes dados.
Estão sendo exigidos enérgicamente ao governo, a medição organizada da exposição interna das pessoas que vivem na área contaminada ou que estiveram expostos ao nuvem radioativo. Isto é fácil de se realizar através da Antropogamametria.
O resultado de medição da exposição interna deve ser considerada como parte da quantidade de exposição pública.
O resultado obtido servirá também para reforçar a nossa opinião de que os critérios de evacuação estabelecido pelo governo japonês é alto demais.
Não só a ACRO, mas muitas entidades ONGs vem criticando este critério de 20 mSv (milisieverts)/ano, estabelecido após o desastre nuclear. Pois  é o dobro do critério estabelecido pelo governo francês para pós-desastre que é de 10 mSv/ano e 20 x maior que o nível aceitável ao público durante o período normal.
Esta contaminação é decorrente da nuvem radioativa ou devido aos alimentos contaminados, ou até mesmo de ambos. A exposição interna também deve ser considerada como uma outra forma de contaminação radioativa. Este critério admissível em relação à exposiçao interna deve ser reduzida.
Fonte: .Grupo FUKUROU
-----------------------------
Lembrete: as escolas de Fukushima estavam ou ainda estão alimentando as crianças com os produtos agrícolas e leites produzidos na região... além de que muitos se alimentas da sua própria horta, tudo isso porque o governo autorizou a circulação destas mercadorias.


A situação das crianças é grave, precisando urgentemente de medidas como evacuação obrigatória das famílias que moram na região mais afetada, até mesmo a avaliaçao de imigração  em massa para outras regiões do Japão.
Há muitas províncias e cidades oferecendo moradias e trabalho para as pessoas interessadas, mas a população fica com pé atrás por que o governo diz que "está tudo bem" além da incerteza de que haverá o resarcimento sobre os danos causados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário